Presidente do IDAMS participa do Maior Congresso de Direito Administrativo do País

Considerado o maior congresso de direito administrativo do país, o evento conta com a participação de especialistas e referências da área.

Data da Postagem: 17/07/2025

Imagem da Notícia

Advogado João Paulo Lacerda

Participação do advogado João Paulo Lacerda reforça o protagonismo jurídico de MS em congresso que marca os 50 anos do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo (IBDA)

A busca por uma Administração Pública mais eficiente e articulada estará no centro do debate do painel “A dinâmica da organização administrativa revisitada: coordenação administrativa, delegações de competência e colaborações entre administrações públicas para o incremento da eficiência”, que integra a programação do 39º Congresso Brasileiro de Direito Administrativo, a ser realizado entre os dias 8 e 10 de outubro, em Belo Horizonte.

Considerado o maior congresso de direito administrativo do país, o evento conta com a participação de especialistas e referências da área.

Representando Mato Grosso do Sul, o Instituto de Direito Administrativo de Mato Grosso do Sul (IDAMS) terá papel de destaque no debate. O advogado e presidente da entidade, João Paulo Lacerda, que também é conselheiro do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo (IBDA), será um dos participantes do painel. Reconhecido por sua atuação técnica e acadêmica, Lacerda levará ao congresso a experiência e as contribuições do IDAMS na construção de soluções jurídicas que promovem mais eficiência e racionalidade no serviço público.

“O fortalecimento da coordenação entre os entes federativos, a correta utilização das delegações de competência e a cooperação entre órgãos são mecanismos fundamentais para garantir uma administração mais funcional e responsiva às demandas da sociedade”, destaca Lacerda.

Com ênfase em temas como governança compartilhada, redes intergovernamentais e modelos de gestão por colaboração, o painel pretende evidenciar como práticas administrativas inovadoras podem gerar melhores resultados e reduzir a fragmentação institucional — um dos gargalos da máquina pública brasileira.

A atuação do IDAMS, ao longo dos últimos anos, tem contribuído diretamente para o avanço do debate sobre o papel estratégico do Direito Administrativo na modernização do Estado. A presença da entidade no congresso reforça o protagonismo jurídico de Mato Grosso do Sul em discussões de alcance nacional.